Saiba como as empreendedoras estão utilizando o Pinterest para promover seus negócios


Milhões de pessoas acessam o Pinterest buscando inspiração e mais de 75% das ideias da plataforma estão vindo, justamente, de empreendedoras que enxergaram nela uma oportunidade para alavancar seus negócios!


O Pinterest é uma plataforma visual, de mídia social, muito parecida com um álbum, um moodboard online onde possível salvar nossas listas de dicas e desejos. O diferencial dele para outras redes é que lá quase tudo é pensado para solucionar algum problema das nossas complexas vidas - ou não tão complexas assim.

Por esse motivo é que seu potencial é enorme para comercializar seus produtos ou serviços, visto que mais de 87% dos usuários compraram um produto por causa do Pinterest. Mas, antes de se inscrever e começar a criar seus pins, vou te contar tudo o que você precisa saber para começar a usar o site a favor da sua empresa.

Primeiro é preciso ter em mente que você não poderá obter resultados positivos no Pinterest sem entender como ele funciona, quem são os seus usuários, do que eles gostam e precisam. Por isso, você precisa conhecer os recursos da plataforma para que você possa utilizá-los de maneira eficaz.


O intuito não é fazer um tutorial de como utilizar o Pinterest, pois existem milhares de outros posts que fazem isso de forma brilhante. O que quero é te ajudar a conhecer as funcionalidades de uma conta business.

Então, se você vai utilizar o site para a sua empresa o primeiro passo é se inscrever com uma conta comercial. Essa função é semelhante a que já é disponibilizada pelo Instagram, lembra?

Para isso, você pode usar a página principal de inscrição e criar uma nova conta business no finalzinho dessa mesma página. A boa notícia é que caso se você já possua uma conta pessoal é possível transformá-la em business tranquilamente.

As contas empresariais oferecem acesso a muitos recursos interessantes como análises de dados, por exemplo. E então, vamos ver como as girls estão usando essa ferramenta?




Como usar o Pinterest para negócios de forma eficiente


Compartilhando pins criativos, inspiradores e com ações (comprar, visitar, ler etc).

O Pinterest é, em primeiro lugar, um site para compartilhar fotos e idéias inspiradoras. Se você quiser ter sucesso por lá, precisa criar e compartilhar imagens visualmente agradáveis ​​e envolventes. De acordo com a plataforma, os pins de maior sucesso chamam a atenção das pessoas e as fazem querer aprender mais. Se destacam entre os demais os verticais e mostram como usar um produto ou serviço.

Observando os trending topics e as keywords.

Saber o que é tendência no Pinterest pode ajudá-lo a decidir qual conteúdo definir ou qual deve ser o seu próximo produto. Por exemplo, se você tem uma sua empresa focada em Branding, observe quais necessidades e dúvidas estão em alta e como como seu negócio pode colaborar com isso. Quanto mais você ajudar, mais sua empresa será considerada uma referência nesse assunto.

Para encontrar palavras-chave relevantes, digite uma palavra relacionada na barra de pesquisa e observe as sugestões de palavras-chave que vão surgindo abaixo e então as inclua em seus títulos e descrições.

Anunciando no Pinterest.

Temos aqui uma grande vantagem: os anúncios do Pinterest - os Pins promovidos - se parecem com pins comuns. A única diferença é que você paga para que eles sejam vistos por muito mais pessoas. Nessa modalidade é possível usar a segmentação geográfica para que seu anúncio seja exibido apenas para pessoas na área especificada. Fora que ele pode ser re-pinada infinita vezes ganhando uma exposição ainda maior sem precisar que você pague a mais por isso. Na página destinada aos negócios tem muita informação relevante.

Estudando o Pinterest Analytics.

Essa é, sem dúvida a parte mais importante da conta comercial. A página de análises fornece informações sobre quem visualiza sua página e seus pins. Lá é possível saber quantos clicaram na sua ação, quando salvaram ou clicaram no pin para vê-lo em tamanho aumentado. Também dá pra ver de onde é o seu público-alvo, os dispositivos que seus visitantes usam e quais são os seus pins mais populares. Só você terá acesso a esses dados.

Além desses dados importantes, você acompanhará as impressões e os visualizadores diários médios do seu perfil, seus espectadores mensais médios e engajamentos mensais médios. Como dedicação você entenderá quais são os mais importantes para o seu negócio. Estude sempre!

Pinando conteúdo divertido e exclusivo.

Há muitas maneiras de criar conteúdo divertido e exclusivo ao promover sua marca. Como disse anteriormente, o Pinterest se apresenta muito mais como um mecanismo de pesquisa do que com uma rede social, portanto não deixe passar as datas comemorativas, elas são um ótimo gancho para atrair novos visitantes/clientes/leitores para o seu negócio.

Conteúdo, vale lembrar: nem só de conteúdo único é feito o Pinterest. Re-pinar imagens de outros usuários é muito importante. Isso faz o conteúdo do site circular e não ficar parado dentro de uma pastinha. E por falar nisso, não esqueça de manter constância. Não adianta ser super ativa em um único dia e depois esquecer de acessar a plataforma, colocando todo trabalho duro a perder.

Outro ponto importante é adicionar o botão Pin It ao seu site. Se você passar o mouse sobre qualquer imagem dos posts aqui do blog você verá um pequeno botão rosinha aparecer. Esse é o mecanismo que permite que o leitor, ao clicar nele, salve facilmente o meu conteúdo diretamente em suas pastas do Pinterest. E, uma vez salvo, o link se propagará e mais pessoas terão acesso a ele! Por esse motivo é tão importante a ativação dos Rich Pins - pesquise sobre esse item também caso não saiba.

Dica extra: como o Pinterest é semelhante a um mecanismo de pesquisa - frisando isso para você não esquecer, porque até o Google oferece milhares de resultados vindo dele-, é importante rotular e categorizar corretamente cada pin e cada pasta. Não abra mão de imagens de ótima qualidade e em harmônia com o propósito do seu negócio. O Pinterest não é mágica e o sucesso do seu empreendimento depende exclusivamente da sua dedicação. Se informe, estude O Manual do Pinterest, que tem tudo sobre que você precisa saber para começar nessa plataforma, teste novos formatos até encontrar algo que se adeque à sua realidade.

No mais, estarei aqui para te ajudar, basta registrar sua dúvida nos comentários ou me mandar um e-mail no link de contatos.
Super beijos!!

2 comentários:

  1. Que ótimo post, bem explicadinho! Deu pra entender bastante, eu ainda tinha dúvidas :

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir

É muito bom ter você por aqui! Não deixe de compartilhar sua opinião comigo! ❤